Fablab Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG Celebra 4 Anos de Inovação e Aprendizado

No mês de outubro, o Fablab Eletrônica do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG celebrou quatro anos de existência, marcando um período de contribuição significativa para a comunidade acadêmica. Fundado em 2019, o laboratório aberto tem desempenhado um papel crucial no suporte aos alunos no desenvolvimento de trabalhos de disciplinas e projetos, destacando-se por seus diferenciais e compromisso com a formação dos estudantes.
porta editada

Uma das características distintivas do Fablab é a oferta de espaço aberto com recursos tecnológicos adequados e suporte técnico permanente aos alunos, proporcionado por técnicos qualificados do departamento, que também desempenham um papel crucial na manutenção e melhoria do espaço. A técnica Samara Pimenta atua na equipe do FabLab desde o processo de estruturação do espaço e dos recursos do laboratório. Os outros técnicos do DELT, Pedro Vilkn e Robson Paulino, também atendem e oferecem esse suporte aos estudantes em horários a partir das 17h (sob demanda, ou em períodos de alta demanda de trabalhos acadêmicos).

Os técnicos, em particular Samara, expressam sua paixão pelo Fablab e seu compromisso em contribuir para a formação dos alunos. “Deixe esse mundo melhor do que você o encontrou” é uma filosofia que guia a atuação desses profissionais, reforçando a importância de aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo laboratório. Se faz necessário destacar que o Fablab não se limita a projetos acadêmicos; sua política “Do It Yourself” incentiva os alunos a trazerem projetos pessoais e reparos diversos, tornando-o um espaço verdadeiramente versátil e aberto a uma variedade de necessidades.

No último ano, mais de 200 alunos utilizaram esse valioso espaço. Embora o curso de Engenharia Elétrica seja o mais beneficiado, o laboratório se orgulha de ser um espaço democrático, atendendo a estudantes de diversas áreas, como Medicina, Engenharia Sanitária, Engenharia Aeroespacial, entre outros. Durante os períodos mais movimentados do semestre, a sala no primeiro andar da Escola de Engenharia se enche de atividade, testemunhando a importância desse recurso para a comunidade acadêmica.

Os recursos disponíveis no Fablab são diversos e incluem máquinas de solda, fontes de alimentação, geradores de função, osciloscópios, frequencímetros, impressoras 3D, termômetros, computadores e uma ampla gama de ferramentas, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos e experimentos. Os recursos do Fablab são resultado de uma combinação de transferências de equipamentos de outros laboratórios do departamento, doações de professores e servidores da própria universidade, além de aquisições feitas com recursos do colegiado do curso de Engenharia de Controle e Automação. Nesse sentido, vale destacar as participações do Prof. Walmir Caminhas, que doou o mobiliário personalizado do Fablab e do Prof. Leonardo Torres, que doou os bancos ergonômicos, ambos com recursos de suas bolsas de pesquisa. Tratam-se de espaços bem projetados e bem construídos, que contribuem muito para o bem estar dos alunos e sucesso de seus projetos.

Um estudante de Engenharia de Controle de Automação, Alexandre Magno Gonçalves Amorim de Oliveira, destaca a importância do Fablab para aplicar o conhecimento teórico na prática. Ele ressalta a colaboração entre os alunos e a técnica Samara, que contribui para criar um ambiente de cooperação.

Por trás desse sucesso, está uma equipe de professores do DELT, que concebeu e desenvolveu o projeto do FabLab. Essa equipe, liderada pela Professora Carmela Maria Polito Braga, trabalhou para atender às necessidades atuais dos estudantes, proporcionando um ambiente dinâmico, criativo e interativo que se alinha com as diretrizes curriculares para o ensino de Engenharia no Brasil.

O Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG celebra o sucesso do FabLab e almeja que essa iniciativa inspiradora possa ser replicada em outros espaços da instituição. À luz das novas diretrizes de Engenharia, reconhece-se a importância de proporcionar aos alunos experiências que desenvolvam competências diversas, preparando-os para os desafios de sua futura prática profissional. O FabLab tem sido um catalisador eficaz nessa jornada, promovendo a inovação e o aprendizado prático, e se comprometendo a deixar um legado de conhecimento e colaboração.