Estudante de Engenharia na UFMG Recebe Honras na Semana do Conhecimento 2023 por Pesquisa Inovadora em Robótica e Controle

Davi Ferreira Santiago, estudante do 6º período de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistou uma posição de destaque ao ser um dos 22 premiados em iniciação científica, dentre 1.779 trabalhos inscritos durante a XXXII Semana de Iniciação Científica da UFMG. O feito torna Davi parte de um seleto grupo de pesquisadores que foram reconhecidos por sua contribuição para o campo acadêmico.
image
Davi, que também integra o Grupo de Pesquisa em Mecatrônica, Controle e Robótica (MACRO) da UFMG, teve seu trabalho intitulado “Modelagem de robôs móveis e desenvolvimento de ferramentas computacionais no ProVANT Simulator” premiado como o melhor do Departamento de Engenharia Eletrônica, recebendo destaque pela Relevância Acadêmica. Subsequentemente, o trabalho foi reconhecido como o melhor da Escola de Engenharia da UFMG durante a Semana de Iniciação Científica, consolidando o talento e a dedicação de Davi no cenário acadêmico.

O Grupo de Pesquisa MACRO, do qual Davi faz parte, é reconhecido por sua produção científica relevante, com publicações em conferências nacionais e internacionais nas áreas de controle e robótica, além de contribuir ativamente para a formação de recursos humanos. O grupo tem obtido sistematicamente recursos financeiros de agências de fomento governamentais, reforçando seu papel fundamental na promoção do avanço tecnológico e científico.

O trabalho de Davi abordou a modelagem e o controle das principais configurações de robôs presentes na literatura acadêmica, bem como o desenvolvimento de recursos computacionais para o ProVANT Simulator. Este simulador, parte do projeto ProVANT-EMERGENTIA, envolve parcerias com instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade de Sevilla (Espanha). O projeto ProVANT-EMERGENTIA se dedica ao desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para missões de busca e resgate.

A entrega dos prêmios ocorreu durante a XXXII Semana de Iniciação Científica, integrada à Semana do Conhecimento 2023 da UFMG, que teve como tema “Desenvolvimento Sustentável e Democracia na Era da Inteligência Artificial”. Davi expressou sua gratidão em relação ao reconhecimento recebido, destacando o apoio da família, da Fapemig no financiamento do projeto, dos colegas do MACRO e da universidade como um todo. Ele ressaltou que a experiência foi enriquecedora, oferecendo a oportunidade de compartilhar o trabalho desenvolvido e interagir com outras pesquisas de grande relevância realizadas por seus colegas de curso.