No dia 22 de março de 2024, o Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) celebrou um momento especial em sua história: os 55 anos de sua fundação. A cerimônia de comemoração foi marcada por emocionantes discursos e reencontros, reunindo técnicos, professores e convidados, incluindo personalidades importantes da instituição.
Além da Chefe de Departamento de Engenharia Eletrônica, Profa. Carmela Maria Polito Braga, compuseram a mesa da cerimônia: a Reitora da UFMG, Profa. Sandra Regina Goulart Almeida; o Vice-Reitor da UFMG, Prof. Alessandro Fernandes Moreira; o Reitor da UFMG na gestão 2006-2010, e professor aposentado do DELT, Prof. Ronaldo Pena; o Diretor da Escola de Engenharia, Prof. Cícero Murta Diniz; o Vice-Diretor da Escola de Engenharia, Prof. Henrique Resende Martins; o Egresso dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica, Prof. Engo Welbert Rodrigues.
A presença de todos os técnicos e professores, ativos e aposentados, proporcionou momentos de reencontros e alegria para todos os envolvidos. Cada convidado que subiu à mesa fez discursos tocantes sobre o crescimento e os desafios enfrentados ao longo dos anos pelo DELT.
A cerimônia foi um tributo àqueles que construíram e sustentaram o departamento ao longo de décadas, destacando a importância das relações humanas e do comprometimento com a excelência acadêmica. Foi um momento de celebrar as conquistas alcançadas e de inspirar futuras gerações a continuarem a tradição de sucesso do DELT.
Os 55 anos do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG representam não apenas uma marca temporal, mas sim uma história de dedicação, inovação e crescimento, que merece ser honrada e celebrada por todos os envolvidos na comunidade acadêmica e além dela.
LINHA DO TEMPO DELT
Relembre um pouco da história celebrada nesse aniversário de 55 anos com a seleção de alguns marcos temporais:
1969
Criação do Departamento de Engenharia Eletrônica. Proposto pelo prof. Hugo Luiz Sepúlveda, o departamento surge num contexto de Regime Militar ofertando apenas duas disciplinas anuais do curso de graduação em Engenharia Elétrica.
1973
Aprovação da entrada do DELT no mestrado em Engenharia Elétrica, oferecendo a opção Eletrônica Industrial. Ponto de partida para o desenvolvimento do departamento hoje respeitado nacionalmente, com ligações importantes com grandes centros de pesquisas de vários países do Mundo.
1977
O novo currículo do curso de Engenharia Elétrica da UFMG foi enriquecido com dezoito disciplinas propostas e oferecidas pelo DELT. Muitas delas tinham previsão de aulas práticas, o que exigiu a criação de novos laboratórios de ensino. Recursos de projetos de professores propiciaram melhoria dos laboratórios de ensino e pesquisa. Os equipamentos do Laboratório de Eletrônica de Potência foram doados pela CSBM.
1984
O ousado projeto “Testes de um sistema de acionamento de motores CC em um carro elétrico alimentado a baterias” foi apresentado em seminário organizado pela FINEP. Professores do DELT desenvolveram e instalaram um sistema eletroeletrônico para acionamento de um veículo experimental operacional capaz de circular nas ruas de BH.
1995
Professores do DELT são convidados a apresentar projetos ensino para o curso de graduação em Engenharia Elétrica, junto com professores do DEE, ao MEC – Secretaria de Ensino Superior. Com parte dos recursos captados, foi desenvolvido o LECI – Laboratório de Ensino de Controle e Instrumentação e implementadas melhorias em outros laboratórios. DELT tinha 19 professores.
1998
Tem início o Curso de Engenharia de Controle e Automação, diurno, criado a partir de proposta elaborada por uma comissão de professores do DELT. Até esta época, a área de controle era oferecida, apenas, como uma trajetória de formação no curso de Engenharia Elétrica.
2002
A criação do curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação continuou impactando os concursos para docentes do DELT na década de 2000. Foram concursados 05 professores da área neste ano, responsáveis por preparar e ministrar aulas teóricas e de laboratório de novas disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação.
2009
Tem início a oferta do curso de Engenharia de Controle e Automação no turno noturno, aprovada em 2007, dentro do Projeto Reuni da UFMG. O Laboratório de Automação foi duplicado para permitir a oferta de 2 turmas simultâneas. Verbas do Reuni permitiram a aquisição de 13 unidades do Módulo MICA (patente do DELT, foto), dois CCM’s, diversos instrumentos e módulos para a nova disciplina de Laboratório de Instrumentação Industrial. XX Professores e YY TAE’s foram concursados com vagas aliadas à criação do referido curso noturno no Reuni.
2019
Criação e inauguração do FabLab Eletrônica, Laboratório Aberto do Departamento de Engenharia Eletrônica, com recursos necessários e suficientes para os estudantes desenvolverem projetos acadêmicos e tecnológicos na área, como trabalhos de disciplinas, de projetos orientados, desafios, competições e projetos finais de curso. Infraestrutura de mobiliário foi doação de recursos de bolsas de pesquisa de 2 professores do DELT.
2024
Comemoração dos 55 anos de existência do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, destacando o comprometimento e a contribuição dedicada de docentes e técnicos na formação de profissionais altamente qualificados. O DELT desenvolveu coletivamente seu planejamento estratégico 2023-2028, trabalha na modernização dos seus laboratórios, aprimora a comunicação com a comunidade interna e externa, organiza suas equipes de ensino. Criação do evento “Seminário DELT”, 1ª. edição em 2023, para avaliar os indicadores do departamento e as atividades acadêmicas ofertadas, visando a melhoria contínua do trabalho realizado pela equipe do departamento.
DEPOIMENTOS
Confira os depoimentos de alguns profissionais que marcaram a história do departamento: