Falecimento do Professor Julio Cezar David de Melo Deixa Legado Notável na Engenharia e na Assistência aos Deficientes Visuais

Belo Horizonte, 20 de outubro de 2023 - É com profundo pesar que o Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) comunica o falecimento do Professor Julio Cezar David de Melo, ocorrido no dia 18 de outubro de 2023. Aos 70 anos de idade, Julio de Melo deixou uma marca indelével na área da Engenharia Eletrônica, Ciência da Computação e na assistência aos deficientes visuais.

Julio Cezar David de Melo, graduado em Física pela UFMG em 1977, trilhou um caminho acadêmico e profissional notável, destacando-se pelo seu compromisso e contribuição significativa à comunidade científica e à sociedade. Possuía um mestrado em Engenharia Elétrica pela UFMG, concluído em 1983, e um doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela University of Texas at Austin, concluído em 1989.

O Professor Julio ingressou como docente no DELT da Escola de Engenharia da UFMG em agosto de 1978, onde dedicou sua carreira ao ensino, à pesquisa e à extensão. Sua paixão pela Engenharia de Computação e sua expertise na área de Arquitetura de Sistemas de Computação renderam contribuições notáveis, sendo referência em temas como sistemas digitais, processamento digital de sinais, processamento paralelo e sistemas embutidos.

Além de seu notável trabalho acadêmico, o Professor Julio também atuou como diretor da empresa Geraes Tecnologias Assistivas de 2009 a 2019 e, mais recentemente, como diretor da empresa FW&HW Sistemas desde agosto de 2017, onde desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de produtos voltados para a Internet das Coisas. Com mais de 30 bancas participadas pela UFMG, 38 estudantes orientados, mais de 30 produções bibliográficas e nove projetos de pesquisa desenvolvidos, Julio de Melo se destacou como um acadêmico excepcional e um mentor dedicado.

Entre suas invenções notáveis, destaca-se o Sistema de sinalização de ônibus e táxi para portadores de deficiências visuais com interface vocal, uma tecnologia assistiva que revolucionou a mobilidade e a independência das pessoas com deficiência visual. Este dispositivo, que possibilita aos deficientes visuais programar as linhas de ônibus que desejam tomar e receber orientações por meio de mensagens de voz, foi um avanço significativo na busca por uma sociedade mais inclusiva.

Julio Cezar David de Melo deixa um legado notável na Engenharia Eletrônica, na Ciência da Computação e, acima de tudo, no avanço das tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual. Seu comprometimento com a causa da inclusão e seu trabalho incansável em prol do bem-estar da sociedade continuarão a ser lembrados e inspirarão gerações futuras. Neste momento de tristeza, o Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG estende suas mais sinceras condolências à família e aos amigos do Professor Julio Cezar David de Melo, reconhecendo a grande perda que sua partida representa para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo.

*Informações sobre a trajetória acadêmica do Professor foram obtidas em seu Currículo Lattes ( http://lattes.cnpq.br/3366569715370784).