Professor do DELT conquista prêmio “Inventor Petrobras”

O Professor Luis Aguirre, do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, integra a equipe de pesquisadores premiados pela Petrobras.
capa2

O “Projeto e Implementação de um Sistema de Medição de Grandezas Térmicas e Mecânicas para Aumento da Vida Útil de BCSS”, financiado pela Petrobras, é uma parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), cuja equipe é formada pelos professores Claudio Tavares, Edgar Furtado, Leonardo Rodrigues e Társis Prado, todos da UFSJ Ouro Branco, Luis Aguirre do DELT-UFMG, e pelos pesquisadores Dr. Bernardo Foresti e Dr. Marcos Pellegrini por parte do CENPES – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello, unidade da Petrobras responsável pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento e da empresa. 

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de instrumentação que permita monitorar o funcionamento de bombas centrífugas submersas submarinas (BCSS), o que poderá aumentar a vida útil desses equipamentos de difícil manutenção e substituição. Com base nos resultados do projeto, a Petrobras depositou pedidos de patente no Brasil e nos Estados Unidos e, em reconhecimento disso, os membros da equipe receberam o “Prêmio Inventor Petrobras, 2023”, no mês de maio.