Equipe Milhagem UFMG Conquista Tricampeonato e Recorde Nacional na Shell Eco-marathon

A equipe Armac Milhagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em festa após conquistar seu tricampeonato brasileiro na Shell Eco-marathon, marcando um novo recorde nacional na eficiência energética. Neste ano, a equipe alcançou uma marca incrível de 367,4 km/kWh, estabelecendo um padrão impressionante na categoria de protótipos elétricos.

A Shell Eco-marathon é reconhecida como uma das competições acadêmicas mais prestigiadas e desafiadoras na área de eficiência energética. Reunindo universidades de todo o Brasil, a competição se destaca como um palco onde jovens engenheiros aplicam seu conhecimento teórico em situações práticas, buscando desenvolver veículos que sejam não apenas eficientes, mas também ecologicamente sustentáveis.

A equipe Armac Milhagem da UFMG não é estranha ao pódio, tendo conquistado a competição em 2018 e 2022. Este ano, eles não apenas defenderam seu título, mas também introduziram inovações notáveis em seu protótipo, o DT2. Feito com uma carenagem feita exclusivamente de fibra de carbono, o DT2 se revelou quase 20% mais eficiente do que seu predecessor, o DT1, que havia vencido em 2022.

Em uma entrevista exclusiva, o Professor Gabriel Fogli, do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, compartilhou sua perspectiva sobre a competição: “Eu enquanto docente já fico animado, eu acho que para os alunos é uma experiência única.”. Ele destacou a importância da competição ao proporcionar aos alunos a aplicação prática de suas habilidades em engenharia, enfatizando a motivação que isso traz. “Os alunos conseguem ver ali a parte mais aplicada da engenharia que traz muito mais incentivo do que aquela questão do conhecimento em sala de aula.”

Gabriel também ressaltou a multiculturalidade presente na competição, que une equipes de diferentes países sob a linguagem comum da engenharia: “A questão do grupo você vê que, por causa dos problemas de engenharia, independente do idioma todos ficam ali se ajudando.” Isso cria um ambiente de colaboração, onde equipes de diferentes origens se apoiam mutuamente. O entrevistado ainda conta um desses momentos de colaboração: “A equipe do Peru me procurou durante a competição porque eles falavam espanhol e inglês, mas havia um material, um documento deles, que estava em português. Eles não conseguiam traduzir fácil. Estavam traduzindo no Google, o que é impossível de ficar uma tradução legal, daí eu ajudei a explicar. Então, eu senti ali essa questão de estar na mesma bolha, [falando] a linguagem da engenharia.”.

A vitória da equipe Armac Milhagem UFMG na Shell Eco-marathon é motivo de orgulho para a Escola de Engenharia da UFMG. Ela destaca o potencial das instituições de ensino superior e demonstra o valor dos investimentos nas áreas de pesquisa e extensão. A equipe não apenas quebra recordes, mas também inspira futuras gerações de engenheiros, mostrando que a excelência na ciência e na tecnologia é um legado que vale a pena perseguir.