Equipe Docente

Docentes Ativos

Adriano Vilela Barbosa

Adriano Vilela Barbosa

Possui graduação (1998), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado (2011) pela University of British Columbia, no Canadá. Tem experiência nas áreas de inteligência computacional, processamento de sinais, processamento audiovisual da fala e análise quantitativa do comportamento comunicativo humano.

Alexandre Rodrigues Mesquita

Alexandre Rodrigues Mesquita

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2004), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara (2010). Tem experiência na área de sistemas multi-agentes, sistemas de controle em rede e sistemas estocásticos híbridos.

 
André Paim Lemos

André Paim Lemos

Possui graduação em ciência da computação (2002), mestrado (2007) e doutorado (2011) em engenharia elétrica todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de aprendizagem de máquina e inteligência computacional. 

Andrea Chiuchiarelli

Andrea Chiuchiarelli

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Università degli Studi dell’Aquila (2005) e doutorado em Tecnologie Innovative pela Scuola Superiore Sant’Anna di Studi Universitari e Perfezionamento, Pisa, Itália (2010). Desde maio de 2018 é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas de telecomunicações, comunicações ópticas, sistemas ópticos coerentes, redes de acesso em fibra óptica, sistemas ópticos de alta capacidade para interconexão de data-centers.

Antônio de Pádua Braga

Antônio de Pádua Braga

Professor Titular do Departamento de Engenharia Eletrônica, onde iniciou sua carreira como Professor Auxiliar de Ensino em 1988,  é formado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1987)  onde obteve também o grau de mestre em Ciência da Computação  (1991). O seu doutorado foi obtido em 1995 na Universidade de Londres, Imperial College, onde defendeu tese na área de Redes Neurais Artificiais Recorrentes. Desde o doutorado suas pesquisas se concentraram em aprendizado e aplicações de redes neurais artificiais.  Foi professor visitante em universidades no exterior, entre elas, Universidade de Alberta, Canadá e Universidade de Paris (Créteil), França. Foi membro de comitês de programas de várias conferências internacionais entre elas: International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), European Symposium on Neural Networks (ESANN), International Conference on Neural Networks (ICANN) and European Control Conference (ECC). Foi editor-chefe do periódico International Journal of Computational Intelligence and Applications (IJCIA) e editor associado de outros periódicos, entre eles IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems, Neural Processing Letters e Engineering Applications of Artificial Intelligence. É co-autor de um dos primeiros livros editados no Brasil na área de Redes Neurais Artificiais, publicado em 1998, tendo publicado também vários artigos na mesma área em periódicos e anais de conferência nacionais e internacionais. Formou vários alunos de Pós-Graduação como orientador de trabalhos de mestrado e doutorado.

Armando Alves Neto

Armando Alves Neto

É doutor pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com ênfase em Robótica, Visão Computacional, Controle e Simulação. Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG (2006) e mestrado em Ciência da Computação também pela UFMG (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) e membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFMG. É também membro do Laboratório de Visão Computacional e Robótica (VeRLab), e participa do CELTA e do MACRO, grupos de pesquisa voltados para as áreas de controle, robótica, computação, modelagem, eletrônica e visão computacional, entre outras.

 
Bruno Otávio Soares Teixeira

Bruno Otávio Soares Teixeira

Graduou em Engenharia de Controle e Automação com premiação de medalha de ouro pela UFMG em março de 2004. Em fevereiro de 2008, concluiu seu doutorado em Engenharia Elétrica também pela UFMG, com estágio de doutorado sanduíche de 14 meses no Departamento de Engenharia Aeroespacial da University of Michigan – Ann Arbor, Estados Unidos. Trabalhou como professor substituto no DELT/UFMG por quatro semestres a partir de setembro de 2004. Em janeiro de 2009, iniciou sua carreira de professor adjunto no DELT/UFMG. Desde 2017, é professor associado do DELT. Foi coordenador do Colegiado Didático do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFMG, membro da Câmara de Graduação e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, Diretor de Fomento à Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) e Pró-reitor Adjunto de Graduação da UFMG (Prograd). Suas principais áreas de interesse são estimação de estados e identificação de sistemas. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq desde 2012. 

Carlos Henrique de Morais Bomfim

Carlos Henrique de Morais Bomfim

Professor Voluntário

Possui doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atuou por 37 anos na área de instrumentação, automação e controle de processos da Petrobras, incluindo desde projeto básico de processo até o acompanhamento operacional de sistemas de controle e informação, incluindo as fases de projeto de detalhamento, construção, montagem, testes, comissionamento, partida, manutenção e integração de sistemas de controle e de informação de processos. A experiência profissional inclui projeto, modelagem, instalação e operação de sistemas de controle multivariável, desenvolvimento de sistema MES aplicados à indústria de processo. Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Carmela Maria Polito Braga

Carmela Maria Polito Braga

Graduada em Engenharia Elétrica pela PUCMG (1986), Mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela UFMG (2000), com estágio sanduiche de doutoramento no Engineering Science – Universidade de Oxford, Inglaterra (1997-1998). Atuou como Engenheira de projetos de Instrumentação e Automação (1987 a 1992). É professora titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Coordena desde 2020 o Programa GCSP (Grand Challenge Scholars Program) da Escola de Engenharia. Atualmente, é chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Foi Coordenadora do colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação (2002 a 2004) e (2017-2018), membro da Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (2004 a 2007) e Pró-reitora Adjunta de Graduação da UFMG (2005 a 2010). Coordenou projetos de pesquisa aplicada/desenvolvimento tecnológico e ensino e orientou vários alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Áreas de interesse: Automação e Controle de Processos Industriais e Domóticos, Análise Ampla de Operação de Processos, Validação e Avaliação de Desempenho de Sistemas, Monitoramento Estatístico de Processos e Educação em Engenharia.

Cássio Gonçalves do Rego

Cássio Gonçalves do Rego

Graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília em 1988, obteve os graus de Mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Engenharia Elétrica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1991 e 2001, respectivamente. Atua nas áreas de Sistemas de Comunicação, Teoria Eletromagnética Aplicada, Microondas, Propagação de Ondas de Rádio e Antenas. Foi Professor Conferencista na Seção de Eletricidade (SE-3) do Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1991 e Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação (DEET) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, de 1992 a 1997. Desde 1997 é professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais.

Cláudio Dias Camposv

Cláudio Dias Campos

Cláudio Dias Campos possui graduação em Engenharia de Controle e Automação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2003 ingressou-se ao quadro de professores do Instituto Politécnico da PUC Minas (IPUC) e em 2013 ingressou-se ao quadro de professores da Escola de Engenharia da UFMG (DELT). Em linhas gerais as suas principais áreas de atuação concentram-se nos temas: Controle Robusto de Sistemas com Atraso; Sincronização de Sistemas Caóticos; Inteligência Computacional; Desenvolvimento de Sistemas Embarcados. (ISI ResearcherID G-8670-2016) (ORCID 0000-0003-2470-4240).

Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes

Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes

Eduardo M. A. M. Mendes é Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988 e 1991, respectivamente). É Doutor em Engenharia de Sistemas de Controle pela Universidade de Sheffield, Sheffield, Reino Unido, 1995. Foi Visiting Scholar na Universidade de Sheffield (1997) e na Universidade do Texas em Austin (2001-2002). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenador e vice-coordenador do Colegiado Didático do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação e chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. É membro da Câmara do Departamento de Engenharia Eletrônica e sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Participa como orientador permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Programa de Pós-graduação em Neurociências, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenador do Laboratório Institucional de Pesquisa (LIPq) Centro de Treinamento e Pesquisa em Ressonância Magnética da UFMG e membro do Núcleo de Neurociências da UFMG. Seus interesses de pesquisa incluem identificação, modelagem e controle de sistemas lineares e não-lineares, validação de modelos, predição, análise espectral, caos, processamento de sinais e as suas aplicações às neurociências.

 
Fernando de Oliveira Souza

Fernando de Oliveira Souza

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005, 2008 e 2009, respectivamente, com estágio de doutoramento na Universidade da Califórnia em San Diego (2007-2008). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Estabilidade, Controle Robusto e Sistemas Sujeitos a Retardo no Tempo.

Fernando José da Silva Moreira

Fernando José da Silva Moreira

Nascido em 1967 na cidade do Rio de Janeiro. Engenheiro Eletricista (ênfase em Telecomunicações, 1989) e Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (1992) pela PUC-Rio e Ph.D. em Engenharia Elétrica (1997) pela University of Southern California (USC), Los Angeles, EUA. Desde 1998 é Professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG. É também coordenador do Grupo de Antenas, Propagação e Teoria Eletromagnética (GAPTEM). Seus interesses residem nas áreas de antenas (análise e projeto), propagação de ondas de rádio e eletromagnetismo aplicado, tendo publicado mais de 150 artigos científicos. É Membro Sênior do IEEE e membro da Eta Kappa Nu. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) de 2014 a 2016.

Frederico Gualberto Ferreira Coelho

Frederico Gualberto Ferreira Coelho

Professor adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG, fez seu Pós doutorado na UFMG trabalhando com seleção de características e aprendizado de máquina. Defendeu seu Doutorado em regime de cotutela firmado entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Université Catholique de Louvain na Bélgica. Integra a equipe do Laboratório de Inteligência Computacional do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG e do Machine Learning Group da UCL. Engenheiro Eletricista por formação, enquanto trabalhava no setor privado se especializou em caracterização da carga e participou do processo de construção das Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição da maioria das concessionárias do setor elétrico brasileiro, tanto pela STILB Consultoria e Engenharia como pela ESCHER Consultoria e Engenharia. Durante este período desenvolveu/participou e/ou adquiriu experiência na área de Operação do Sistema Elétrico de Potência, na área de Caracterização da Carga e na área de Custos e Construção de Tarifas de energia elétrica. Foi consultor do projeto de Implantação da Metodologia de Cálculo dos Custos marginais dos Fornecimentos/Suprimentos e Construção das Tarifas da CEMIG, ENERSUL, CPFL, CERON e RGE. Foi consultor para cálculo das Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição da CFLCL, CENF, ENERGIPE, CELB, CELPA, CEMAT, CELTINS, CFLO, CNEE, EEB, EEVP, CAIUÁ, SANTA MARIA, SAELPA, CEB, SULGIPE, CEEE, ELETROPAULO, CEMAR, COELBA, COSERN, CELPE, CELG, CEPISA, CERON e LIGHT. Também foi consultor para cálculo das tipologias simplificadas da CFLCL, CENF, ENERGIPE, CELB, CELPA, CEMAT, CELTINS, CFLO, CNEE, EEB, EEVP, CAIUÁ, SANTA MARIA, SAELPA, CEB, SULGIPE, CEEE, ELETROPAULO. E consultor para projeto piloto Tarifa Amarela (Tarifas diferenciadas para a baixa tensão) da CEMIG, CPFL e ELETROPAULO.

Gabriel Azevedo Fogli

Gabriel Azevedo Fogli

Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em 2011. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 2014 e 2018, respectivamente. Trabalhou como professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), entre 2016 e 2019. Desde 2019 é professor do Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) da Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Eletrônica de Potência (GEP) na UFMG. As suas principais áreas de interesse são: eletrônica de potência, controle aplicado à conversores estáticos e conexão de fontes alternativas de energia à rede elétrica de distribuição.

Guilherme Vianna Raffo

Guilherme Vianna Raffo

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, Brasil, (2002), especialização em Automação Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil, (2003), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil, (2005), mestrado em ‘Automática, Robótica y Telemática’ (2007) e doutorado em ‘Ingeniería Industrial’ (2011) pela Universidad de Sevilla, Espanha. Durante 2011-2012, realizou um estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – UFSC, Brasil. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e coordenador do Grupo de Pesquisa em Mecatrônica, Controle e Robótica – MACRO e da equipe de competição em robótica – Autobotz. Entre Agosto e Dezembro de 2008 esteve como pesquisador visitante na University of Leicester, Inglaterra, com o Grupo de Pesquisa em Controle e Instrumentação, trabalhando em controle de tráfego aéreo como parte de sua tese doutoral. Entre Janeiro e Fevereiro de 2017 e entre Junho e Julho de 2019 esteve como pesquisador visitante na Universidad de Sevilla, Sevilha, Espanha. Durante os meses de Setembro de 2016 e Outubro de 2019 esteve como professor visitante na Universidad de Piura (UDEP), Piura, Peru. Sua linha de pesquisa atual inclui veículos autônomos, controle não-linear, controle robusto, teoria de controle H-infinito, controle preditivo, estimação baseada em conjuntos, robótica e sistemas subatuados.

 
Hani Camille

Hani Camille Yehia

Hani Camille Yehia é Engenheiro de Eletrônica (ITA, 1988), Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA, 1992) e Doutor em Engenharia Elétrica (Universidade de Nagoya, Japão, 1997). Foi pesquisador dos laboratórios da ATR (Japão) de 1996 a 1998. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica de 2005 a 2009, o Conselho de Pós-Graduação da Escola de Engenharia da UFMG de 2007 a 2009 e a INOVA-UFMG (Incubadora de Empresas) de 2011 a 2013. De 2013 a 2015 foi professor residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. De 2016 a 2018 foi coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG e do CEFALA – Centro de Estudos da Fala, Acústica, Linguagem e música, desenvolvendo pesquisa sobre produção e percepção audiovisual da fala e da Música. Além disso, participa da coordenação do CEMECH – Centro de Estudos do Movimento, Expressão e Comportamento Humanos, realizando estudos sobre o movimento humano, tanto do ponto de vista de suas consequências gestuais (expressão), quanto do ponto de vista dos seus mecanismos subjacentes de produção (controle motor); e do CTPMag – Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto-ressonância da UFMG. Em seus trabalhos, busca combinar pesquisa básica nas áreas de física, neurociência, linguística e música com pesquisa aplicada na codificação, reconhecimento e síntese audiovisual da fala e da música.

 

 
Hermes Aguiar

Hermes Aguiar Magalhães

Engenheiro Eletricista pela UFMG, Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Doutor em Engenharia Elétrica pela UFMG com pós-doutorado em sistemas eletrônicos aplicados a ressonância magnética. Fundador e sócio da empresa DSP ART Ltda. Professor Associado do DELT UFMG. Primeiro lugar no Prêmio Mineiro de Inovação 2014 da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais, FIEMG e Governo de Minas. Atribuições anteriores incluem diretoria da SET-Sistemas Especiais de Telecomunicações LTDA, planejamento estratégico da Construtora Andrade Gutierrez para a área de Telecomunicações, gestor da implantação para lançamento da operadora celular Oi em Minas Gerais e Espírito Santo, coordenador de projeto em engenharia submarina pela CONSUB Ltda e ex-professor da PUC-MG. Experiência de mercado de mais de 25 anos na área de Engenharia Eletrônica e Computação, com ênfase em processamento digital de sinais e imagens e sistemas de tempo real. Atua ou já atuou nos seguintes temas: eletrônica para ensaios de ressonância magnética e neurociências, sistemas digitais, linguagem de descrição de hardware VHDL, arquitetura de computadores e software / firmware para processamento de sinais e imagens de RADAR (navegação aérea / marítima e trânsito), SONAR, oceanografia, voz, medidas elétricas de alta tensão, estudo de vibrações mecânicas e acústicas; hardware e software para armamentos marítimos (mina naval, torpedo), submarinos (contribuiu na construção do primeiro submarino tripulado brasileiro) e robôs submersíveis para indústria offshore, telecomunicações e telefonia; processamento de imagens e análise espectral digital de sinais industriais, militares, de monitoramento ambiental e biomédicos. Pesquisador Associado ao CEFALA – Centro de Estudos da Fala, Acústica, Linguagem e Música da UFMG. Coordenou o convênio entre a UFMG e o SCET na University of California – Berkeley para a Inovação e Empreendedorismo. Coordenador da iniciativa transversal OPEI – Oficina de Projetos, Empreendedorismo e Inovação da UFMG (visite: fb.com/opeiufmg) e membro da Comissão de Formação Transversal em Empreendedorismo e Inovação da UFMG.

Hugo César Coelho Michel

Hugo César Coelho Michel

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica (ênfase: Sistemas Elétricos Industriais) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007) e mestrado em Engenharia Elétrica (área de concentração: Sinais e Sistemas, linha de pesquisa: Sistemas de Controle e Automação de Processos) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atuou 5 anos como engenheiro eletricista com desenvolvimentos de soluções de instrumentação e controle para a CEMIG/GT, lecionando na UFMG em regime T20 (2013-2018) atendendo às demandas dos cursos de graduação noturnos. De 2019 para cá, atua em regime de dedicação exclusiva como professor adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG (DELT/EE-UFMG) e professor integrante do Laboratório de Validação de Sistemas (LVAS), vinculado ao DELT. Os principais interesses associados envolvem instrumentação, automação e controle industrial.

Igor Amariz Pires

Igor Amariz Pires

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e participa do laboratório de pesquisa Tesla Engenharia de Potência. Foi coordenador do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação de 2014 a 2016. Senior Member do IEEE, atuou como secretário de 2012 a 2018, vice-chair de 2018 e 2020, chair em 2021 e 2022 no IEEE IAS Metal Committee. Suas áreas de interesse são: Eletrônica de Potência, Qualidade da Energia Elétrica, Veículos Elétricos e Híbridos, Aplicações para indústria Siderúrgica e Mineração.

Janier Arias García

Janier Arias García

Graduado em Engenharia Física pela Universidad del Cauca (Colômbia-2007), mestrado em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (UnB, 2010), e doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília. Professor no Departamento da Engenharia Eletrônica (DELT) e membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nível Professor Adjunto. Resumidamente, tenho interesse nas arquiteturas e nas aplicações de hardware customizado para implementar algoritmos numéricos, envolvendo teoria e prática do uso de sistemas de hardware reconfiguráveis e suas ferramentas para descrever técnicas de síntese de circuitos digitais, permitindo uma troca controlada entre estabilidade, precisão numérica e métricas como área, energia e desempenho. Atualmente, trabalho no desenvolvimento de sistemas embarcados para processamento de cálculos matriciais e classificadores usando arquiteturas de hardware reconfiguráveis, bem como circuitos digitais para processamento e execução de sistemas de criptografia caóticos.

Jhonattan Córdoba Ramirez

Jhonattan Córdoba Ramirez

Possui graduação em Engenharia de Software e Telecomunicações pela Universidad Católica de Pereira (2009), Mestrado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidad Pontifícia Bolivariana (UPB – Medellin, 2012), e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2017), com período Sanduíche no Instituto Catalão de Nanociência e Nanotecnologia entre os anos 2014 e 2015. Entre 2018 e 2019, esteve na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB – USA) como Pesquisador de Pós-doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (ECE), concentrando sua pesquisa em moduladores eletro-ópticos baseados em grafeno. Seus interesses de pesquisa incluem Óptica e Fotônica, Bio-Sensing, Eletromagnetismo Aplicado e Computacional, e Sensores. Membro da Sociedade Brasileira de Fotônica (SBFoton), OPTICA (Antiga Optical Society of America), IEEE e IEEE Photonics Society.

Leonardo Amaral Mozelli

Leonardo Amaral Mozelli

Leonardo Amaral Mozelli é professor associado do Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) e membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFMG. Ingressou no departamento em 2017, onde leciona disciplinas relacionadas a sistemas dinâmicos, controle de processos e suas aplicações. Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG (2011), no qual elaborou sua tese sobre análise de estabilidade e controle para modelos fuzzy do tipo Takagi-Sugeno. Atualmente, os principais interesses de sua pesquisa são nas temáticas: controle robusto, controle fuzzy, inteligência artificial, sistemas multi-agentes, bem como em suas aplicações práticas e desdobramentos no desenvolvimento sustentável.

Leonardo Antônio Borges Torres

Leonardo Antônio Borges Torres

Possui graduação (1997) e doutorado (2001) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após um breve período como Engenheiro na empresa aeronáutica Embraer entre 2001 e 2002, quando trabalhou no desenvolvimento de leis de controle e algoritmos de detecção de falhas no projeto da aeronave fly-by-wire Embraer 170, tornou-se professor no Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais em 2002, alcançando o posto de Professor Titular em 2018. Em 2010 realizou pós-doutorado na University of California Santa Barbara. Atualmente está licenciado da UFMG, e atua como Professor Associado no Departamento de Engenharia Aeroespacial da California Polytechnic State University (Cal Poly) em San Luis Obispo (EUA). Seus principais interesses de pesquisa estão concentrados na área de Controle e Sincronismo de Sistemas Não Lineares, fusão sensorial, controle de aeronaves e robótica.

 
Lenin Martins Ferreira Morais

Lenin Martins Ferreira Morais

Possui graduação (2000), mestrado (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2007). Atualmente é professor associado III do departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) da Universidade Federal de Minas Gerais, do qual foi subchefe (04/2019 – 04/2021). Coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica (2012/2014), Sub-coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica (2009/2012) – (2014/2016). Tutor do certificado em Eletrônica de Potência do curso de graduação em Engenharia Elétrica (2011/2017). Membro do Grupo de Eletrônica de Potência – GEP – UFMG. Realizou estágio posdoutoral, dentro do projeto CAPES/COFECUB Processo 88887.142630/2017-00, com bolsa, no Laboratoire PLasma et Conversion d’Energie – LAPLACE, Université Toulouse III Paul Sabatier, UPS e no Institut de Recherche Technologique – IRT Saint Exupéry, Toulouse, França Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto de conversores com alta densidade de potência/alto rendimento, Reatores eletrônicos para lâmpadas de alta intensidade de descarga, LEDs de potência, Circuitos para correção do fator de potência, controle repetitivo, controle baseado em passividade, métodos PWM, Transformador Eletrônico, ballast electronic, LED drivers, PFC circuits, repetitive control, passivity-based control, adaptive contro, Solid State Transformer. Membro da SOBRAEP (Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência) desde 2005. Membro do IEEE Power Electronics Society. Membro do IEEE Industrial Electronics Society.

Luciano Cunha de Araújo Pimenta

Luciano Cunha de Araújo Pimenta

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009), mestrado (2005) e graduação (2003) em Engenharia Elétrica pela mesma instituição. Durante o doutorado desenvolveu pesquisa, por 15 meses, no GRASP (The General Robotics, Automation, Sensing and Perception) Laboratory na Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Robótica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas multi-robôs, enxames de robôs, robótica cooperativa, robótica móvel (robôs de serviço, veículos autônomos, etc.), robótica aérea (drones, veículos aéreos não-tripulados (VANTs), etc.), planejamento de movimento, controle de sistemas multi-agentes e teoria de controle.

Luciano Antonio Frezzatto Santos

Luciano Antonio Frezzatto Santos

Possui graduação em Engenharia de Computação (2009), mestrado em Engenharia Mecânica (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica (2017) pela Universidade Estadual de Campinas. Entre 2015 e 2016 realizou estágio sanduíche na Universidade da Califórnia San Diego no Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de controle, controle robusto, otimização matemática, programação semidefinida e análise de sinais.

Luciano de Errico

Luciano de Errico

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela UFMG (1983), Mestrado em Ciência da Computação pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG (1991) e Doutorado em Electronic and Electrical Engineering pela University of Surrey – UK (1996). Foi Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG de 2010 a 2012 e Chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG de 2008 a 2010 e de 2014 a 2021. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, onde leciona disciplinas de Redes de Comunicação e Redes TCP/IP para a graduação e a pós-graduação. Atua na área de Engenharia de Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, e coordena o Grupo de Pesquisa LabCOM/UFMG – Laboratório de Redes, Tecnologias e Serviços de Comunicação a Distância. As suas principais áreas de interesse são: Engenharia de Tráfego em Redes IP, Comunicação Multimídia sobre IP (streaming de áudio e vídeo, VoIP), Qualidade de Experiência (QoE), Redes Autogerenciáveis e Sistemas Distribuídos.

Luis Antônio Aguirre

Luis Antonio Aguirre

Possui graduação (1987) e mestrado (1990) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado – University of Sheffield (1994) em Engenharia de Controle. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista 1A do CNPq. Tem experiência na área de modelagem matemática e identificação de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação de sistemas não lineares, identificação de sistemas, sistemas dinâmicos não lineares, análise de séries temporais, sincronismo e análise de sistemas em rede. Atualmente é Editor de quatro periódicos internacionais. Serviu como Editor Chefe da Revista Controle & Automação (2009 a 2012) e da Enciclopédia de Automática: Controle & Automação, Editora Edgar Blücher (2007). Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Automática por dois mandatos e membro do seu Conselho Superior por três. Foi Diretor Científico do XX-CBA (2014). Foi membro do Comitê Assessor EE do CNPq por duas vezes (2000-2001) e (2016-2019) tendo exercido a coordenação no último período. Foi coordenador adjunto da área de Engenharias IV na CAPES de 2008 a junho de 2014. Foi membro da Câmara de Tecnologia da FAPEMIG (2016-2019), tendo sido coordenador nos dois últimos anos. 

Luiz Themystokliz Sanctos Mendes

Graduou-se em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), onde também realizou o mestrado (1993) e o doutorado na área de Astrofísica (1999). No período de 1979 a 2002 atuou em diversos projetos de Automação Industrial em empresas como a Usiminas, Paulo Abib Engenharia e ATAN Sistemas de Automação, exercendo as funções de projetista de software, analista de sistemas, supervisor de projetos e gerente de departamentos. Durante seu doutorado realizou estágio científico junto a pesquisadores do Osservatorio Astronomico di Roma (Itália), através dos quais utilizou e aperfeiçoou um código computacional para o estudo de interiores e de evolução de estrelas. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Engenharia Eletrônica. Suas principais linhas de pesquisa são Astrofísica Estelar, com ênfase em estrutura e evolução estelar de estrelas pré-seqüência principal de baixa massa, e Engenharia de Controle e Automação, na qual interessa-se principalmente pela aplicação de técnicas de “data mining” a sistemas de gestão de informações industriais e por tecnologias de integração vertical e horizontal de dados em sistemas distribuídos e heterogêneos de automação industrial.
Marco Aurélio de Souza Birchal

Marco Aurélio de Souza Birchal

É Doutor (2005) e Mestre (1999) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Engenheiro Eletricista pela PUC Minas (1994). Tem experiência em Automação Industrial, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Processamento Paralelo.

Marcos Antônio Severo Mendes

Marcos Antônio Severo Mendes

Técnico em Eletrônica pelo Colégio Técnico (Coltec-UFMG) em 1986, graduação (1994), mestrado (1996) e Doutorado (2000) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado IV no Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Eletrônica de Potência – GEP – UFMG e atua como pesquisador na aérea de Eletrônica de Potência nos seguintes temas: conversores multiníveis, técnicas de modulação PWM, Fontes alternativas de energia, HVDC, Qualidade da energia elétrica.

Patrícia Nascimento Pena

Patrícia Nascimento Pena

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2000) e mestrado em Engenharia Elétrica (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Engenharia Elétrica (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio sanduíche na University of Michigan. Desenvolveu tese de doutorado em Controle de Sistemas a Eventos Discretos. Desde 2008, é professora da Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente no nível Associado. Mãe de dois filhos gêmeos, gerados, e criados durante a carreira de professora. Atua na área de Automação, em nível de graduação e pós-graduação, mais especificamente nas questões relacionadas aos Sistemas a Eventos Discretos; controle de SED, escalonamento de tarefas em SED e segurança em SED. Entre 2019 e 2021, foi vice-coordenadora do Comitê Técnico em Automação e do Comitê Institucional Mulheres na Automática, ambos da Sociedade Brasileira de Automática. A partir de julho de 2020, tornou-se membro do IFAC Committee on Diversity & Inclusion, pelo triênio 2020-2023. Em 2021 tomou posse na diretoria da Sociedade Brasileira de Automática, com mandato de 2 anos.

Reinaldo Martinez Palhares

Reinaldo Martinez Palhares

Reinaldo Martínez Palhares joined the Federal University of Minas Gerais (UFMG) in 2002 where he is currently a Full Professor. Palhares earned his Ph.D. in Electrical Engineering from University of Campinas (UNICAMP) in 1998. After completing his Ph.D., Palhares held a position as Professor at PUC/Minas from 1998 to 2002. At UFMG he had served as the Chair of The Electrical Engineering Graduate Program (2009-2013). Palhares has been serving as an Associate Editor for IEEE Transactions on Industrial Electronics; IEEE Transactions on Fuzzy Systems; and SENSORS Journal. Palhares has also served as Guest Editor for several Journals as: IEEE Transactions on Industrial Electronics – Special Section on Artificial Intelligence in Industrial Systems; IEEE/ASME Transactions on Mechatronics and Journal of The Franklin Institute. Broadly, Palhares’ main research interests include Robust Control; Fault Detection, Diagnostics and Prognostics; and Artificial Intelligence. Palhares is member of the D!FCOM Laboratory which conducts research on advance scientific knowledge to solve problems in the subjects of fault diagnosis & failure prognosis, and systems and control theory and its applications.

Ricardo de Oliveira Duarte

Ricardo de Oliveira Duarte

Possui graduação em Engenharia Elétrica – ênfase em Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Microeletrônica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE UFRJ (1992) e doutorado em Microelectronique – Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG) France (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Engenharia – Departamento de Engenharia Eletrônica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura e Organização de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: on-line testing, sistemas de computação, sistemas embarcados, sistemas com tolerância a falhas, projetos com FPGAs e operadores aritméticos.

Thiago Ribeiro de Oliveira

Thiago Ribeiro de Oliveira

Professor Titular do Departamento de Engenharia Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais recebidos em 2008, 2011 e 2016, respectivamente. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lecionando disciplinas de eletrônica analógica e eletrônica de potência para os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica. É integrante do Grupo de Eletrônica de Potência da UFMG (GEP), desenvolvendo pesquisas na área de conversores estáticos de alto rendimento e microrredes inteligentes de energia.

Tomás Perpétuo Corrêa

Tomás Perpétuo Corrêa

Tomás P. Corrêa é Doutor em Eletrônica pela Universidad de Alcalá, Espanha, Mestre e Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo obtido esses graus em 2019, 2008 e 2006, respectivamente. Atualmente, ele é professor Adjunto-A no Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Entre 2012 e 2015, ele trabalhou na AVL List, Áustria, como engenheiro de desenvolvimento no campo de sistemas de teste automotivos. Anteriormente, ele ocupou diferentes posições na indústria, sempre trabalhando com pesquisa e desenvolvimento na área de eletrônica de potência.

Vitor Angelo Maria Ferreira Torres

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, com Mestrado (2000) e Doutorado (2019) pelo PPGEE/UFMG. Já lecionou por 2 anos no Departamento de Engenharia Elétrica do CEFET/MG e juntou-se ao DELT em 2022. Envolvido desde 1994 em atividades de pesquisa e/ou desenvolvimento de produtos, tendo atuado em diversos laboratórios, grupos de pesquisa e empresas, como colaborador, líder técnico, empreendedor e consultor. Dentre os projetos desenvolvidos, pode-se destacar as empresas Philips HealthCare, EMD Technologies, Intel, Lucent Technologies, 3D Systems (Phantom), Northern Digital (Optotrak), CPqD, Celg e o Max-Planck-Institute, em Munique. Com uma área de atuação sempre próxima de sistemas embarcados ou de tempo real determinístico, já trabalhou em diversos projetos multidisciplinares como, por exemplo, sistemas: de comunicação e armazenamento de dados, de robótica, para controle de equipamentos médicos (sob as normas IEC 62.304 e ISO 14.971), para processamento de sinais e aprendizado de máquinas em ambientes restritos. As áreas de atuação para pesquisa e extensão incluem: aceleradores de hardware específicos para aplicações, treinamento e inferência de sistemas inteligentes em ambientes restritos e projeto de sistemas embarcados/integrados/incorporados de tempo real determinístico.

Victor Costa da Silva Campos

Victor Costa da Silva Campos

Engenheiro de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009/2º). Mestre em Engenharia Elétrica pelo programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Engenharia Elétrica pela UFMG, com estágio sanduíche (bolsa PDSE/CAPES) na Univérsite de Valenciennes et du Hainaut Cambrésis (com o prof. Thierry-Marie Guerra) e na University of California Santa Barbara (com o prof. João Pedro Hespanha). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No ano de 2015, trabalhou como Editor Associado do IEEE Transactions on Fuzzy Systems. Seus interesses de pesquisa involvem principalmente o uso de sistemas nebulosos e otimização para o controle de sistemas não lineares, mas também tem interesse nas áreas de controle adaptativo, controle robusto, Sistemas Nebulosos Takagi-Sugeno, Inteligência computacional aplicada a sistemas de controle e planejamento de movimento.

Walmir Matos Caminhas

Walmir Matos Caminhas

Engenheiro Eletricista formado pela UFMG em 1987, tendo obtido os graus de Mestre em Engenharia Elétrica pela mesma universidade em 1989 e doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP em 1997. É professor titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Os principais temas de interesse são inteligência computacional e detecção e diagnóstico de falhas. Já orientou (ou co-orientou): 21 teses de doutorado, 37 dissertações de mestrado e mais de 60 alunos de graduação e especialização. Já coordenou (ou participou) de mais 40 projetos de pesquisa e inovação tecnológica, financiados pelas seguintes entidades: CNPq; FAPEMIG; Gerdau-Açominas; USIMINAS; CEMIG; ELETRONORTE; CHESF; PETROBRAS, e outras. Desempenhou as seguintes atividades relacionadas ao ensino de graduação na UFMG: Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica (05/1991 a 05/1993); Sub-Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica (05/1999 a 05/2001); Coordenador do Curso de Engenharia de Sistemas (08/2009 a 08/2010) e Coordenação do Curso de Engenharia de Controle e Automação (09/2010 a 03/2012). Foi Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UFMG (06/2013 a 03/2018). Diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Mendes Pimentel, responsável por implementar a assistência estudantil na UFMG (11/2015 a 12/2020). Citações: (Google Scholar Profile); Scopus ID: (6602901666); ResearchID: (2829084).

Docentes Aposentados

Fábio Gonçalves Jota

Engenheiro e Advogado. Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978) e em Direito pelo Centro Universitário UNA (2020), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1982), Doutorado em Engenharia de Controle pela “University of Oxford”, Inglaterra (1987) e Pós-Doutorado em Engenharia de Controle pela “University of Newcastle”, Austrália (1997). Professor Ttitular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação com ênfase em Controle de Processos, Controle e Instrumentação Inteligentes, Modelagem e Controle de Processos Industriais, Automação Predial e Eficiência Energética, com interesse nos seguintes temas: controle multivariável, sistemas de controle em redes (NCS), controle adaptativo robusto, avaliação de desempenho de malhas de controle, projeto e sintonia de controladores industriais e aspectos jurídicos da automação.

Benjamin Rodrigues de Menezes

Professor Emérito

FORMAÇÃO: Formou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Engenharia Elétrica – Institut National Polytechnique de Lorraine – França (1985). PROFISSIONAL: Professor da UFMG de 1979 a 2017, quando aposentou. Em 1991 se tornou Professor Titular do Departamento de Engenharia Eletrônica por concurso público. Ocupou vários cargos da administração acadêmica da UFMG: Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica por vários mandatos, Diretor da CT&IT (Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica) e Diretor da Escola de Engenharia de 2010 a 2014. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Atuou no ensino de graduação e de pós-graduação e já orientou vários alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado. ATUAÇÃO CIENTÍFICA: É autor e coautor de vários artigos científicos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Foi bolsista de produtividade do CNPq. PARTICIPAÇÃO EXTERNA: Participou continuamente também de sociedades científicas (Sociedade Brasileira de Automática e Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência) e Membro de Comitês de Avaliações Científicos da CAPES, do CNPq e da FAPEMIG, dentre outras atividades. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: Atuou no desenvolvimento tecnológico de projetos de P&D nas seguintes áreas: controle de processos, acionamento elétrico, diagnóstico de falhas de sistemas dinâmicos complexos e análise da confiabilidade de processo industrial, seja como coordenador ou como colaborador de projetos com várias indústrias siderúrgicas, de petróleo e gás e de energia, dentre outras. Em 20/01/2022 recebeu o título honorífico de Professor Emérito da UFMG pela Escola de Engenharia.

Carmem Déa de Moraes Pataro

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1981), mestrado em Engenharia Elétrica (1987) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (1996) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez Pós-Doutorado na Université Paris-Est na França (2010) e tem ampla experiência em docência universitária. Professora aposentada do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais.  Atua na área de Engenharia, com ênfase em Automação de Processos, Laminação e Reconhecimento de Padrões. Atualmente é sócia da PHD Eletrônica Ltda.

Evandro de Oliveira Araujo

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1981) e doutorado em Controle de Processos pela Universite de Toulouse III (Paul Sabatier)(1985). Professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Réseaux Téléphoniques, Commande Optimale, Automate à Apprentissage, Équation Différentielle Moyenne, Synthèse des Automates e Simulation.

Benjamin de Menezes

Professor Emérito

FORMAÇÃO: Formou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Engenharia Elétrica – Institut National Polytechnique de Lorraine – França (1985). PROFISSIONAL: Professor da UFMG de 1979 a 2017, quando aposentou. Em 1991 se tornou Professor Titular do Departamento de Engenharia Eletrônica por concurso público. Ocupou vários cargos da administração acadêmica da UFMG: Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica por vários mandatos, Diretor da CT&IT (Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica) e Diretor da Escola de Engenharia de 2010 a 2014. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Atuou no ensino de graduação e de pós-graduação e já orientou vários alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado. ATUAÇÃO CIENTÍFICA: É autor e coautor de vários artigos científicos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Foi bolsista de produtividade do CNPq. PARTICIPAÇÃO EXTERNA: Participou continuamente também de sociedades científicas (Sociedade Brasileira de Automática e Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência) e Membro de Comitês de Avaliações Científicos da CAPES, do CNPq e da FAPEMIG, dentre outras atividades. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: Atuou no desenvolvimento tecnológico de projetos de P&D nas seguintes áreas: controle de processos, acionamento elétrico, diagnóstico de falhas de sistemas dinâmicos complexos e análise da confiabilidade de processo industrial, seja como coordenador ou como colaborador de projetos com várias indústrias siderúrgicas, de petróleo e gás e de energia, dentre outras. Em 20/01/2022 recebeu o título honorífico de Professor Emérito da UFMG pela Escola de Engenharia.

Benjamin de Menezes

Professor Emérito

FORMAÇÃO: Formou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Engenharia Elétrica – Institut National Polytechnique de Lorraine – França (1985). PROFISSIONAL: Professor da UFMG de 1979 a 2017, quando aposentou. Em 1991 se tornou Professor Titular do Departamento de Engenharia Eletrônica por concurso público. Ocupou vários cargos da administração acadêmica da UFMG: Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica por vários mandatos, Diretor da CT&IT (Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica) e Diretor da Escola de Engenharia de 2010 a 2014. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Atuou no ensino de graduação e de pós-graduação e já orientou vários alunos de graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado. ATUAÇÃO CIENTÍFICA: É autor e coautor de vários artigos científicos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Foi bolsista de produtividade do CNPq. PARTICIPAÇÃO EXTERNA: Participou continuamente também de sociedades científicas (Sociedade Brasileira de Automática e Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência) e Membro de Comitês de Avaliações Científicos da CAPES, do CNPq e da FAPEMIG, dentre outras atividades. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO: Atuou no desenvolvimento tecnológico de projetos de P&D nas seguintes áreas: controle de processos, acionamento elétrico, diagnóstico de falhas de sistemas dinâmicos complexos e análise da confiabilidade de processo industrial, seja como coordenador ou como colaborador de projetos com várias indústrias siderúrgicas, de petróleo e gás e de energia, dentre outras. Em 20/01/2022 recebeu o título honorífico de Professor Emérito da UFMG pela Escola de Engenharia.

José Carlos Rodrigues de Oliveira

O professor José Carlos Rodrigues de Oliveira é graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (1974), possui especialização em Eletrônica Industrial pela UFMG (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo INPT – Institut National Polytechnique de Toulouse, França (1991). Professor do Departamento de Engenharia Eletrônica de 1976 a 2013, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aposentado como Professor Associado. Áreas de interesse: Controle de Processos, Eletrônica de Potência e Acionamentos Elétricos. Diretor do Museu do Centro da Memória da Engenharia UFMG desde 2014, atuando como voluntário.

José Luiz Silvino

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Eletrônica, Eletrônica de Potência e Controle de Processos com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Acionamentos Elétricos, Controle de Máquina de Indução, mecatrônica e em supervisão e monitoramento automático de sistemas de potência.

Julio Cezar David de Melo

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela University of Texas at Austin (1989). Foi professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG desde agosto de 1978, tendo se aposentado como Professor Titular em agosto de 2016. Atuou em projetos de pesquisa, financiados pela FAPEMIG, FINEP, CNPq, CEMIG e outras empresas ou instituições, e em projetos de extensão para empresas da região. Esteve envolvido em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas áreas de Engenharia Eletrônica e de Computação. Tem experiência na área de Engenharia de Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas digitais, processamento digital de sinais, processamento paralelo, sistemas embutidos.

 

Maria Auxiliadora Muanis Persechini

Maria Auxiliadora Muanis Persechini​

Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e recebeu o título de Mestre (1986) e Doutora (2001) pelo programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMG. Trabalhou doze anos em empresas de consultoria como engenheira de sistemas para a área de automação e controle de processos industriais, tendo atuado desde a concepção até a posta em marcha de projetos de automação e controle (1984/1996). Desde 2002 é professora do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Tem experiência e interesse de ensino e pesquisa na área de automação e controle de processos industriais, incluindo flotação em coluna, assim como no desenvolvimento de software para sistemas em tempo real. Atualmente tem voltado sua atenção para aplicações e desenvolvimento de IIoT (internet das coisas industrial).

Maurílio Nunes Vieira

Maurílio Nunes Vieira

Engenheiro Eletricista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD em Engenharia Elétrica pela Universidade de Edimburgo (1997). Foi docente do Departamento de Física da UFMG de 1991-2011, transferindo-se em 2012 para o Departamento de Eletrônica, onde é professor Titular. Tem experiência na iniciativa privada em telefonia e controle de fornos de redução eletrolítica do alumínio. Na UFMG, as áreas de atuação incluem acústica, produção e percepção da voz/fala, disfonias vocais, análise forense da fala, acústica musical e óptica de LEDs. Outros interesses são a pesca esportiva, a música barroca e o Choro Brasileiro.

Murilo Eugênio Duarte Gomes

Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987 e 2001). Professor aposentado do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Lecionou disciplinas de análise de sistemas dinâmicos, teoria e redes de comunicações. Tem interesse em pesquisa na área de análise de sinais biomédicos, em especial do sistema cardiovascular, e nas aplicações envolvendo telemedicina.

Paulo Fernando Seixas

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica – École Nationale Superieure D’Elect. Inf. Et Hyd. de Toulouse (1988). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência e Processamento de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: induction motor, digital control, uninterruptible power source, pulse width modulation.

Pedro Francisco Donoso Garcia

Professor Titular aposentado pelo Departamento de Engenharia Eletrônica. Membro fundador do Grupo de Eletrônica de Potência. Doutor em Eletrônica de Potência pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1991. Atua em pesquisa e orientações na área de Engenharia Elétrica, principalmente nos seguintes temas: conversores estáticos de alto rendimento, fontes de alimentação chaveadas, UPS, reatores eletrônicos, eletrônica de baixo sinal e tecnologia de áudio, energia fotovoltaica e suas aplicações na geração de energia em nanorredes de energia.

Peterson de Resende

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Obteve os graus de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em Teoria de Sinais e em Teoria de Controle com aplicações em Processamento de Sinais, Engenharia Biomédica, Controle de Processos, Robótica e Sistemas de Energia.

Porfírio Cabaleiro Cortizo

Graduação Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e doutorado em Electrotechnique – Institut National Polytechnique de Toulouse (1984). Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Eletrônica, da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Eletrônica de Potência estudando temas sobre UPS, Paralelismo de conversores, Inversores Multiníveis. Atualmente é professor voluntário do DELT. 

Ronaldo Tadêu Pena

Engenheiro Eletricista, UFMG – 1970, Mestre em Engenharia Biomédica, COPPE-UFRJ – 1973, Ph.D. em Engenharia Elétrica, The University of Texas at Austin – 1983. Professor Assistente em DE – DELT – 1974. Professor Titular de Automação e Controle – DELT, por concurso de provas e títulos – 1991. Chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica – 1974/1976, 1976/1978, 1984/1986, 1999/2000. Diretor da Escola de Engenharia – 1990/1994. Pro-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG – 2000/2006. Reitor da UFMG – 2006/2010. Diretor Presidente do BHTec – 2010/2018. Implantou o BHtec em 2012. Presidente da Sociedade Brasileira de Automática – SBA – 1989/1991. Liderou a criação do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da Escola de Engenharia da UFMG. Foi paraninfo, patrono ou homenageado de mais de 20 turmas de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. É o patrono da “Medalha Ronaldo Pena”, concedida pela Escola de Engenharia ao primeiro aluno de cada turma de formandos em Engenharia de Controle e Automação. Orientou ou co-orientou 23 dissertações de Mestrado e 1 tese de doutorado. Presidiu o VI e o XX Congressos Brasileiros de Automática – 1986 e 2014, ambos realizados na UFMG. Participou, juntamente com o Prof. Fábio Gonçalves Jota, de inúmeras publicações, dissertações de mestrado, consultorias e cursos a empresas na área de Controle de Processos Industriais. No período de 2000 a 2010, em que esteve na Reitoria da Universidade, viabilizou a construção do complexo da Escola de Engenharia no Campus Pampulha.

Seleme Isaac Seleme Júnior

Seleme Isaac Seleme Júnior

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Automatique Produtique – Institut National Polytechnique de Grenoble (1994). Fez pós doutorados no Grupo de Eletrônica de Potência da U. C. Berkeley (2002) e na Universidade de Toulouse,no Laboratório LAPLACE (2015/16) com bolsa da CAPES. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: motor de indução, acionamentos elétricos, minimização de energia, controle não linear em conversores eletrônicos de potência com aplicação em fontes de energias renováveis e controle de reatores eletrônicos. Mais recentemente, como resultado do pós-doutorado de 2015/16, tem trabalhado com conversores multiníveis, coordenando um projeto de cooperação CAPES-COFECUB e orientando doutorado e mestrado no tema.

Ronaldo Tadeu Pena

Professor Emérito

Engenheiro Eletricista, UFMG – 1970, Mestre em Engenharia Biomédica, COPPE-UFRJ – 1973, Ph.D. em Engenharia Elétrica, The University of Texas at Austin – 1983. Professor Assistente em DE – DELT – 1974. Professor Titular de Automação e Controle – DELT, por concurso de provas e títulos – 1991. Chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica – 1974/1976, 1976/1978, 1984/1986, 1999/2000. Diretor da Escola de Engenharia – 1990/1994. Pro-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG – 2000/2006. Reitor da UFMG – 2006/2010. Diretor Presidente do BHTec – 2010/2018. Implantou o BHtec em 2012. Presidente da Sociedade Brasileira de Automática – SBA – 1989/1991. Liderou a criação do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da Escola de Engenharia da UFMG. Foi paraninfo, patrono ou homenageado de mais de 20 turmas de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. É o patrono da “Medalha Ronaldo Pena”, concedida pela Escola de Engenharia ao primeiro aluno de cada turma de formandos em Engenharia de Controle e Automação. Orientou ou co-orientou 23 dissertações de Mestrado e 1 tese de doutorado. Presidiu o VI e o XX Congressos Brasileiros de Automática – 1986 e 2014, ambos realizados na UFMG. Participou, juntamente com o Prof. Fábio Gonçalves Jota, de inúmeras publicações, dissertações de mestrado, consultorias e cursos a empresas na área de Controle de Processos Industriais. No período de 2000 a 2010, em que esteve na Reitoria da Universidade, viabilizou a construção do complexo da Escola de Engenharia no Campus Pampulha.

Ronaldo Tadeu Pena

Professor Emérito

Engenheiro Eletricista, UFMG – 1970, Mestre em Engenharia Biomédica, COPPE-UFRJ – 1973, Ph.D. em Engenharia Elétrica, The University of Texas at Austin – 1983. Professor Assistente em DE – DELT – 1974. Professor Titular de Automação e Controle – DELT, por concurso de provas e títulos – 1991. Chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica – 1974/1976, 1976/1978, 1984/1986, 1999/2000. Diretor da Escola de Engenharia – 1990/1994. Pro-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG – 2000/2006. Reitor da UFMG – 2006/2010. Diretor Presidente do BHTec – 2010/2018. Implantou o BHtec em 2012. Presidente da Sociedade Brasileira de Automática – SBA – 1989/1991. Liderou a criação do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da Escola de Engenharia da UFMG. Foi paraninfo, patrono ou homenageado de mais de 20 turmas de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. É o patrono da “Medalha Ronaldo Pena”, concedida pela Escola de Engenharia ao primeiro aluno de cada turma de formandos em Engenharia de Controle e Automação. Orientou ou co-orientou 23 dissertações de Mestrado e 1 tese de doutorado. Presidiu o VI e o XX Congressos Brasileiros de Automática – 1986 e 2014, ambos realizados na UFMG. Participou, juntamente com o Prof. Fábio Gonçalves Jota, de inúmeras publicações, dissertações de mestrado, consultorias e cursos a empresas na área de Controle de Processos Industriais. No período de 2000 a 2010, em que esteve na Reitoria da Universidade, viabilizou a construção do complexo da Escola de Engenharia no Campus Pampulha.

Yoast SEO
não mexer