Doutor em Engenharia Elétrica pela UFMG, Callegari desenvolveu sua tese sobre Controle de Potência Seletivo Multimodal Coordenado para a Prestação de Serviços Ancilares em Microrredes Avançadas de CA (tradução nossa), sob orientação do Prof. Danilo Iglesias Brandão. Seus interesses de pesquisa incluem o projeto e controle de inversores multifuncionais conectados à rede, a confiabilidade de sistemas baseados em eletrônica de potência e microrredes em corrente alternada. Durante sua trajetória acadêmica, também recebeu reconhecimentos como a Medalha de Prata Presidente Bernardes (2019), o IEEE IAS CMD Student Thesis Contest (2022) e o Prêmio Inventor Petrobras (2024).
Em depoimento, o professor destacou a importância do reconhecimento:
“Receber o Prêmio CAPES de Teses 2025 é uma grande alegria, tanto profissional quanto pessoal. O doutorado foi um período de intensa dedicação, aprendizado e amadurecimento acadêmico, possível graças ao apoio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que preparou o caminho para os próximos passos da minha carreira. Sinto-me honrado em iniciar minha trajetória docente no Departamento de Engenharia Eletrônica, como professor assistente, contribuindo para a mesma instituição que foi essencial à minha formação.”
Em nome de todo o Departamento de Engenharia Eletrônica, parabenizamos o professor João Marcus S. Callegari pela conquista e agradecemos por suas contribuições no ensino da engenharia e na pesquisa acadêmica como ferramenta de extensão e transformação da sociedade.