Descubra os Avanços em Circuitos CMOS e Fotônica em Palestras Inéditas

O Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica e interessados para duas palestras imperdíveis, promovidas pelos Professores Janier Arias Garcia e Dalton Martini Colombo, membros da IEEE-CASS Chapter Minas Gerais. Este evento é uma iniciativa da sociedade, por meio do Prof. Janier, com o apoio do DELT e do Prof. Dalton do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE).

A IEEE Circuits and Systems Society é a principal organização dedicada ao avanço da teoria, análise, design, ferramentas e implementação de circuitos e sistemas.

Detalhes das Palestras:

11 de Julho: Baixa Tensão CMOS Chave Analógica com Bootstrap para Circuito Sample-and-Hold: Projeto e Caracterização do Chip
Horário: 13h30min
Local: Online via Zoom (Link: Clique aqui para acessar, Meeting ID: 85097976482, Senha: 0611263)
Transmissão: Também será transmitida no canal do Chapter no YouTube: Clique aqui para acessar

Resumo:
Este trabalho trata do projeto e caracterização de um circuito sample-and-hold baseado em uma nova implementação da chave analógica CMOS de baixa tensão com bootstrap. O coração deste circuito é um novo duplicador de tensão de clock CMOS de baixa tensão e baixo estresse. Através do uso de uma chave fictícia, a injeção de carga induzida pela chave com bootstrap é grandemente reduzida, resultando em uma precisão aprimorada do sample-and-hold. Resultados experimentais em um processo CMOS digital de 0,18 µm mostram que uma resolução superior a 10 bits pode ser obtida com uma tensão de alimentação de 1,0 V. A operação do circuito também é possível para tensões de alimentação próximas ao limiar do transistor (por exemplo, 0,65 V).

Palestrante: Professor Christian Fayomi
Chris Fayomi é Professor na Université du Québec à Montréal (UQAM, Canadá). Ele possui um bacharelado em engenharia eletromecânica, um M.A.Sc. e um Ph.D. em engenharia elétrica. Trabalhou com a Divisão de Microeletrônica da IBM e atuou como Engenheiro Consultor para diversas empresas. Dr. Fayomi é revisor para o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá (NSERC) e vários jornais e conferências. Em circuitos e sistemas biomédicos, Dr. Fayomi estudou e propôs técnicas práticas de circuito e métodos de design para circuitos de baixa tensão e baixa potência. Ele publicou amplamente e recebeu prêmios notáveis, incluindo o Prêmio de Melhor Artigo de Pesquisa em Analógicos no 23º Simpósio Internacional IEEE sobre Projeto de Circuitos e Sistemas Integrados e o prêmio de Excelência no Ensino da UQAM.

Inscreva-se para a palestra do dia 11 de julho

19 de Julho: Aproveitando a Luz: Avanços e Aplicações em Fotônica
Horário: 15h30min
Local: Sala da Congregação da Escola de Engenharia, bloco 1, 4º andar

Resumo:
A luz, uma fonte fundamental de vida, tem sido habilmente aproveitada por humanos para uma ampla gama de aplicações, desde sistemas de defesa sofisticados até a detecção intricada de doenças complexas. Esta palestra explorará a manipulação e utilização da luz à medida que ela se propaga por sistemas ópticos integrados e não integrados. Discutiremos as diversas aplicações desses sistemas e os avanços tecnológicos emergentes que prometem redefinir o futuro da fotônica.

Palestrante: Professor Jhonattan Cordoba Ramirez, do DELT
Jhonattan Cordoba Ramirez recebeu seu Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2017. Em 2018, antes de ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trabalhou como Pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade da Califórnia em Santa Barbara (UCSB). Atualmente, é Professor Assistente no Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. É membro da Sociedade Brasileira de Fotônica (SBFoton), OPTICA, IEEE Photonics Society, e IEEE Circuits and Systems Society. Foi selecionado como Embaixador da OPTICA em 2022 e é membro sênior do IEEE.

Inscreva-se para a palestra do dia 19 de julho

Contamos com sua presença!