Escola de Engenharia da UFMG divulga vídeo alusivo à sua história

O vídeo conta, por meio de imagens históricas, a biografia da Escola de Engenharia, com imagens de seus fundadores em 1911, da primeira sede da Escola de Engenharia e atual Centro Cultural da UFMG, o Edifício Alcindo da Silva Vieira, além de imagens dos prédios contemporâneos no câmpus Pampulha.

As sedes da Escola tiveram sua história trazida pelas fotografias de seus laboratórios, salas de aula e oficinas. O edifício conhecido como “Oficina Christiano Ottoni” originalmente abrigava o laboratório de provas da Escola de Engenharia da UFMG. A construção é protegida pelo patrimônio histórico e cultural do município de Belo Horizonte, já a fachada e volumetria da edificação foram protegidas por interesse histórico. Atualmente, a estrutura metálica, bem representativa da época, passou por recuperação, mas foram mantidas as características originais com cobertura metálica e sistemas de ventilação e iluminação do tipo sheds (dispositivos na cobertura cujas aberturas funcionam para incorporar a iluminação e a ventilação natural nos ambientes internos).

O Instituto de Eletrotécnica funcionava no prédio original da Escola, hoje Centro Cultural da UFMG, na Av. Santos Dumont, 174. As outras áreas tinham se mudado para os novos prédios construídos por Mário Werneck, Diretor da Escola entre 1944 e 1964, quando, após o Golpe Militar, ele foi defenestrado pela Congregação.

No Pavilhão Mário Werneck, reconhecido como patrimônio histórico e cultural nas esferas estadual e municipal, funcionava a biblioteca. O edifício está localizado na rua da Bahia, nº 112, esquina com rua Guaicurus. O local, que sempre teve vocação cultural, hoje abriga o Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais e sua biblioteca.

As imagens do complexo da Escola de Engenharia no câmpus Pampulha trouxeram a atualidade à linha temporal do vídeo, cujo processo de transferência foi concluído em 2010, realizando o Projeto Campus 2000 que, em 1998, estabeleceu a construção, ampliação e reforma de sete unidades da UFMG.

Um dos alicerces para a criação da Universidade Federal de Minas Gerais, a Escola de Engenharia completa, em 2023, seus 112 anos de existência, agora totalmente integrada ao câmpus Pampulha. O DELT se orgulha de fazer parte da história da Escola, cuja criação do departamento foi proposta pelo prof. Hugo Luiz Sepúlveda, à época chefe do Instituto de Eletrotécnica. A razão colocada era de que se pretendia oferecer em um futuro próximo uma opção em Eletrônica para o curso de Engenharia Elétrica. A proposta foi aprovada na 717ª Sessão da Congregação da Escola de Engenharia, em 21 de fevereiro de 1969. E assim, o pequeno grupo de professores formou, em 1969, o Departamento de Engenharia Eletrônica da EEUFMG.