A Academia Nacional de Engenharia (ANE) é composta atualmente por 193 membros titulares distribuídos por todas as regiões do país. São doutores, pesquisadores e personalidades com reconhecido desempenho profissional e influência nas áreas de ensino, pesquisa, projetos, construção, atividades industriais e de serviços, entre outras. A seleção de novos membros é bastante criteriosa. Conforme informado no site da Academia, o ingresso “é feito por indicação dos membros titulares que enviam os nomes, junto com uma breve apresentação do indicado, para o Presidente. Em seguida, a relação é encaminhada para a Comissão de Seleção que avalia os currículos e seleciona os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são submetidos à Comissão de Ética, que faz uma nova análise dos futuros membros e encaminha a lista, com suas recomendações, para aprovação em Assembleia Geral Extraordinária”.
No dia 17 de abril de 2023, ocorrerá a posse de 7 novos membros titulares eleitos para compor a Academia Nacional de Engenharia. Dentre eleitos, figura o Prof. Ronaldo Tadeu Pena, que integrou o quadro docente do DELT por mais de três décadas, construindo uma notável carreira como professor, pesquisador e gestor.
Além de Chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica em 4 períodos distintos, o Prof. Ronaldo foi Diretor da Escola de Engenharia (1990 – 1994) Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento (2000 a 2006) e Reitor da UFMG (2006 – 2010). Após a realização de seu doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade do Texas em Austin, no início dos anos 1980, teve um papel crucial no fortalecimento das engenharias da UFMG, bem como da Sociedade Brasileira de Automática e do Congresso Brasileiro de Automática. Durante seu mandato como Reitor, foi responsável, entre muitas outras coisas, por desenvolver e implementar o Projeto Reuni – Restruturação e Expansão das Universidades Federais, da UFMG, que permitiu a expansão de vagas discentes, a criação de novos cursos, a construção dos edifícios dos três CAD’s – Centros de Atividades Didáticas, a construção do complexo de edifícios da Escola de Engenharia (que passou a ter 65.000 m2 de área), recursos para laboratórios, admissão de novos professores e técnico-administrativos em educação. O Prof. Ronaldo Tadeu Pena, também, implantou e presidiu o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, o BHTec. Apoiou, com recursos externos, várias empresas emergentes e, em especial, o Centro de Tecnologia em Nanomateriais de Carbono e o Centro de Tecnologia em Vacinas da UFMG, ambos instalados no BHTec.
É um orgulho para o Departamento de Engenharia Eletrônica ter o Prof. Ronaldo Tadeu Pena como membro titular da Academia Nacional de Engenharia!