Pesquisadores do DELT entre os melhores do mundo

Os professores do DELT Luis Antônio Aguirre e Reinaldo Martinez Palhares figuram na relação de melhores cientistas do mundo nas áreas de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica conforme a 9ª edição do ranking Research.com.

Os critérios de inclusão para que os estudiosos sejam considerados no ranking dos melhores cientistas são baseados na proporção das contribuições feitas dentro da área em questão, além dos prêmios e realizações dos cientistas, com base em dados consolidados de diversas fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos utilizados para estimar as métricas baseadas em citações foram coletados em de dezembro de 2022.

Nos perfis profissionais divulgados pelo ranking, são ressaltas as pesquisas em estatística, inteligência artificial e aprendizado de máquinas realizadas pelo Prof. Luis Aguirre e as em teoria de controle, inteligência artificial e análise matemática realizadas pelo Prof. Reinaldo Palhares. A inclusão na relação é um importante reconhecimento da relevância do trabalho desenvolvido por ambos.

O Prof. Luis Antônio Aguirre diz que ficou surpreso ao “receber a notícia do estimado colega Prof. Walmir Caminhas”, além de satisfeito em “reconhecer na lista nomes de amigos e conhecidos de todo o Brasil e do colega de departamento Prof. Reinaldo Palhares, todos excelentes profissionais que tenho em alta conta. Fico satisfeito de que haja uma indicação pública e abrangente de que, na área de Eletrônica, resultados com influência global têm sido produzidos no Brasil, em Minhas Gerais, em Belo Horizonte, no Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG”.  O Prof. Reinaldo Martinez Palhares, também, manifestou sua alegria com o resultado desse ranqueamento de pesquisadores brasileiros, e afirmou que “é um momento de enaltecer a qualidade da pesquisa que realizamos no âmbito do Departamento de Engenharia Eletrônica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG”.

Ambos expressaram sua gratidão de alguma forma a este resultado. Enquanto o Prof. Luis Antônio Aguirre disse “aproveito para expressar minha gratidão a minha família, colegas e estudantes, do presente e do passado”, o Prof. Reinaldo Palhares afirmou que aproveita “a oportunidade para agradecer as várias colaborações, personificadas nos alunos de pós-graduação e colegas no Brasil e no exterior, que tornam possível manter viva a pesquisa na pós-graduação brasileira e dar visibilidade à sua qualidade”.

Além dos docentes do DELT, outros 14 pesquisadores brasileiros foram incluídos na lista. A relação completa pode ser consultada em https://research.com/scientists-rankings/electronics-and-electrical-engineering/br.