FabLab Eletrônica – Inaugurado em 07/10/2019

Comemoramos hoje, dia 07/10/22, três anos de inauguração do FabLab Eletrônica, o Laboratório Aberto do Departamento de Engenharia Eletrônica, com recursos necessários e suficientes para os estudantes desenvolverem projetos acadêmicos e tecnológicos na área, como trabalhos de disciplinas, de projetos orientados, desafios, competições e projetos finais de curso.

A concepção e o desenvolvimento do projeto do FabLab contaram com uma equipe composta pelos professores do DELT: Carmela Maria Polito Braga (Coordenadora), Maria Auxiliadora Muanis Persechini, Alexandre Rodrigues Mesquita, Hugo César Coelho Michel, Walmir Matos Caminhas, Bruno Otávio Teixeira e Hermes Aguiar Magalhães.

A inspiração e a motivação para este laboratório vêm da necessidade de atendimento ao perfil atual dos estudantes, que clama por métodos e recursos de aprendizagem que os desafiem de forma dinâmica, criativa e interativa, oferecendo orientação, espaço adequado e recursos. Vem, também, das novas diretrizes curriculares para o ensino de Engenharia no Brasil, aprovadas em 23 de janeiro de 2019, que definem uma inserção curricular comprometida com a formação de competências, implicando a inserção dos estudantes na construção de soluções para problemas que irão enfrentar em sua prática profissional.

Alguns recursos disponíveis no laboratório eram pré-existentes em outros laboratórios do departamento e foram transferidos para lá, como fontes de alimentação, osciloscópios, multímetros, ferramentas e componentes eletrônicos. Alguns foram doados por professores do departamento por meio de recursos de projetos, como os móveis em madeira e uma impressora 3D (prof. Walmir Caminhas) e os bancos ergonômicos e ferramentas para eletrônica (prof. Leonardo torres), e outros foram comprados com recursos do colegiado do curso de Engenharia de Controle e Automação, como módulos microcontroladores variados e sensores de baixo custo para prototipação rápida.

O laboratório, localizado na sala 1200, bloco 01, oferece desde a inauguração, a presença e o apoio técnico aos estudantes da técnica Samara, entre 13:00 e 17:00h. Samara atua na equipe do FabLab, desde o processo de estruturação do espaço e dos recursos do laboratório. Os outros técnicos do DELT, Pedro e Robson, também atendem e oferecem esse suporte aos estudantes em horários a partir das 17h (sob demanda, ou em períodos de alta demanda de trabalhos acadêmicos).

Desde a inauguração o uso do FabLab por parte dos estudantes, em especial de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica, tem sido crescente. Mas, estudantes de outros cursos também fazem uso do FabLab para desenvolver projetos na área de eletrônica, como aqueles participantes de empresas juniores, de competições ou outros.

O DELT comemora o sucesso desses três anos do FabLab, desejando que a iniciativa possa ser multiplicada em outros espaços da Escola de Engenharia e da UFMG!

Lembremos que o perfil profissional exigido pelas novas diretrizes de Engenharia requer espaços, recursos e metodologia que propiciem a vivência de diferentes aspectos como criatividade, separação clara problema-solução, validação, percepção e proposição de valor, observação e intuição, emoção, liderança, comunicação, persuasão, negociação, multidisciplinaridade, equipe, risco pessoal, tomada de decisões, vulnerabilidade, conflito, ética, ritmo, sentido de urgência e de pertencimento.